Voce, é voce mesmo torcedor? ja ouviu falar em acompanhamento psicologico para jovens jogadores? é, nem eu!
O meu questionamento dessa vez é sobre a pressao psicologica exercida, primeiramente pelo clube, segundo pelos torcedores e as vezes ate dentro do meio social em que o atleta convive. Imagina voce, sentado ai, lendo essa cronica, no auge da sua juventude, alguem bate a sua porta, lhe oferece um bom emprego, bem remunerado, mas teria de ficar longe da sua familia, amigos, pouco tempo depois voce ja esta sendo reconhecido, cobrando frequentemente, por aquele trabalho, ja bem executado um dia no qual voce nao consegue repetir, e as cobranças torna-se cada vez maiores, e maiores, o que fazer?
Neymar, atualmente promissor atacante do Santos, comparado a Pelé, Robinho, me surpreende inclusive suas ultimas atuaçoes, com apenas 17 anos, faz o que faz, como quem joga a muito tempo, o Ultimo jogo, tenho inclusive acompanhado seus ultimos jogos, e creio que o Brasil sub-17 embora campeao, sentiu falta do jovem talento.
Vou lhes contar uma historia pegando como "bonde" pra esse pensamento, o assunto recente, nos jornais do Brasil e do Mundo, "Adriano se diz(ia) cansado de jogar futebol", em curtas palavras é isso, para quem nao se lembra, Adriano estreou no Flamengo aos 18 anos contra o Sao Paulo no Morumbi na Copa Rio Sao Paulo, o Flamengo precisava do Resultado o ate entao promovido dos juniores, promissor atacante, estreou bem, com 1 gol, e 3 passes e o Flamengo superou o Sao Paulo, bem o jogo nao terminou ali, vou te contar por que. Adriano da Vila Cruzeiro, ate entao acostumado a soltar pipa, churrasco no fim de semana e baile funk, e tudo que era frequente na vida daquele jovem muda de uma hora pra outra, quando é trocado, na epoca pelo Vampeta(acreditem se quiser), com a Inter de Milao, é apresentado a vida "high society", pipa virou golf, churrasco do fim de semana se transforma em banquete, e seu baile funk deu lugar para as baladas chiques da Europa. O "Imperador" estava em formaçao, mas aquele jogo contra o Sao Paulo nao acabou(ainda), Adriano sofreu ate estar a altura da Inter Milao, melhorou muito suas qualidades, e se esforçou pra chegar ao alto nivel, mudou psicologicamente e fisicamente, a torcida o coroa "Imperador", o jogo contra o Sao Paulo começa a ganhar corpo, Adriano ganha a vaga dentro da Inter, esta no auge, Adriano meteu um gol nos criticos, no seu "primeiro passe", atuou em altissimo nivel nas temporadas seguintes, seu "segundo passe" foi chegar a seleçao, seu "terceiro passe" foram as memoraveis atuaçoes nas copas das conferaçoes e das Americas. Pronto? Nao, nos anos 2008/2009, as criticas incomodam, machucam, os torcedores querem que o Imperador volte a governar, o treinador cobra, ali juntinho, e ai sim, aquele jogo termina, Adriano deu um "tempo".Minha pergunta é, se ele tivesse tido acompanhamento psicologico, desde a base, o rumo teria sido o mesmo "terminar" atuando no flamengo?
segunda-feira, 18 de maio de 2009
quarta-feira, 15 de abril de 2009
PF entrevista.
Pedro Ortega 17 anos, se diz um cara muito tranqüilo, durante a semana, um garoto com uma carreira diferenciada, passou por altos e baixos dentro do futebol ate encontrar a maturidade, esta próximo de uma transferência para Europa novamente, e busca encontrar espaço na seleção... Espanhola isso mesmo, o nosso próximo entrevistado é simplesmente Ortega.
(Ortega com as camisas dos clubes que ja atuou)
(início no Fluminense)
(Ortega no Madureira, camisa 10)
(Ortega em ação pela Portuguesa carioca)
(Ortega no Benevento da Itália)
(Ortega na sua apresentação no Benevento)
(treino com profissionais no Portmoush)
1 - para começar, fale de você?
Como jogador, jogo no setor de meio-campo ofensivo, sou canhoto e gosto mais de atuar pelo lado direito, assim posso fazer o que mais sei, que é driblar pra dentro e finalizar, e acredito que para finalizar fica mais fácil em diagonal também.


(Ortega no Flamengo)
2 - quais foram os principais clubes que você jogou?
2 - quais foram os principais clubes que você jogou?
Os principais foram o Flamengo, o Fluminense, o Portsmouth, e o Real Murcia. E outros times que me ajudaram a ser o jogador que sou hoje, Madureira foi o mais importante, a Portuguesa Carioca e o Atlético de Valdevez de Portugal.
3 - já passou por vários clubes, mas onde você começou realmente?
Comecei no Fluminense, numa peneira, onde foram mais de mil garotos pra fazer teste, e passaram apenas uns três durante o ano.

4 - conta como foi?
Eu sou 1991, treinava com garotos de 89, 90, 92, não tinha idade certa, era um coletivo. Cada time às vezes tinha cinco, seis, atacantes, era meio bagunçado, eram cinco testes, eu passei na terceira tentativa, por causa de uma jogada que fiz que nem eu acredito até hoje. E foi muita sorte, pois o diretor o André, viu na hora que fiz a jogada.
Fala dessa jogada...Eu estava jogando mal, muito mal, pois nunca tinha pisado em campo, sempre joguei futsal. E resolvi explorar o que tenho de melhor, peguei a bola no tiro de meta e driblei oito jogadores, e quando o goleiro saiu e eu toquei por cima dele, foi uma jogada impressionante, até hoje não sei como fiz aquilo, mas graças a Deus consegui repeti-la de forma incrível também no Portsmouth. .
Fala dessa jogada...Eu estava jogando mal, muito mal, pois nunca tinha pisado em campo, sempre joguei futsal. E resolvi explorar o que tenho de melhor, peguei a bola no tiro de meta e driblei oito jogadores, e quando o goleiro saiu e eu toquei por cima dele, foi uma jogada impressionante, até hoje não sei como fiz aquilo, mas graças a Deus consegui repeti-la de forma incrível também no Portsmouth. .
5 - acha que não foi valorizado no Fluminense?
Não, não digo que não fui valorizado, pois era inexperiente, brincava em treinos, não levava futebol a sério, e não tinha nenhum “padrinho” por trás, e na minha época, 2004, os dois meias eram excelentes jogadores, um dos melhores naquele ano que o Marcelo e o outro é o Tatuí. Então ficou meio complicado. Pois eram excelentes jogadores, e eu não tinha a experiência e nem a maturidade que eles tinham. Mas hoje em dia é diferente (risos).
6 - acha que a base no Brasil é valorizada?
Acho que não, tirando alguns clubes do Brasil apenas.Como o Corinthians, São Paulo, Fluminense, Atlético Paranaense.Eu acho muito precária a situação da base no Brasil, eles não ligam muito, porque jogador brasileiro já nasce quase pronto, então, não dão apoio, nem ajuda de custo, é bastante complicado se você não jogar em um time grande.
7 - é uma (in) direta para o Madureira?
Também, mas, sim para Portuguesa, Botafogo, e outros times aqui do Rio de Janeiro.

8 - guarda mágoas de algum clube?
De certa forma do Madureira, mas hoje pensando bem, acho que não. Pois eu era titular no meu ano, era o meio-campo titular absoluto, e do nada eu fui sacado e nem relacionado para o jogo eu fui mais. Isso foi de um jogo para o outro, sem explicação, foi meio estranho pra mim, por que com a entrada do auxiliar técnico PC, na época, ele não gostava de mim, eu não gostava dele, e houve um problema com relação a isso.E acabei tendo a proposta pra jogar um campeonato pelo Real Murcia logo após e fui, e larguei o Madureira para seguir meu caminho.

9 - tem time do coração?
É CLARO, VASCÃO! (diz Ortega com muita certeza), sempre tive vontade de jogar no Vasco, semanas atrás eu tive a oportunidade de jogar lá, mas no momento não dá, tenho coisas mais concretas.
10 - como sua família analisou o fato de você ir jogar fora?
Eles sempre me deram apoio, pois é o meu sonho, e o da minha família inteira, então eles sempre me deram todo o apoio que precisei, até mais do que precisava, pois somos uma família bastante unida.
11 - bom, e como foi lá na Europa, fala sobre toda a rota que você fez?
Espanha – Foi inicio de tudo, atuei pelo Real Murcia com 14 anos, fui bem, mas eles não pagavam jogadores jovens, não pagavam ninguém mesmo, e eu iria receber, então ia ficar meio chato para o Clube me pagar e não pagar os outros atletas. Tinham alguns que ate atuavam pela seleção Espanhola, foi mais um passeio, durou pouquíssimo tempo, pelo menos deu para visitar parentes
Itália – Itália foi meu segundo passo, com 15 anos fui para o Profissional, eu e mais dois atletas, hoje em dia ele joga na Fiorentina, ele é 94, e o outro era irmão dele, foi uma coisa bastante estranha pra falar a verdade, pois cheguei com status de craque, jornalista apareceu, sai em jornal, na internet (o conteúdo esta no final da entrevista), e nos apresentamos com moral de um jogador de seleção brasileira, vinte pessoas foram nos ver fazendo aquecimento, o nome do clube é Benevento da série C, eu não me adaptei muito bem a cidade, a achei ruim, o clube era ruim, os companheiros de equipes eram "limitados", a única coisa boa da viagem foi o Hotel de cinco estrelas pago por eles, onde fiquei hospedado, com tudo o que tinha a direito. O Salário era ótimo de começo, na base de quatro mil euros, mais nenhum de nos conseguiu se adaptar aquela cidade horrível.

sites em que Ortega foi apresentado com status de craque.

Portugal e Inglaterra - Depois de um tempo, fui para Portugal, Para o Atlético de Valdevez, uma cidadezinha boa, um salário bom de mil euros, e atuando pelo profissional, em uma semana fui para o Portsmouth emprestado, joguei por lá, nos juniores com 16 anos, e joguei muito bem, superei as expectativas de todo mundo, por seu um jogo duro e muito aéreo, achei dificuldades, mas atuava muito bem, conversei com o treinador e ele me queria de qualquer jeito no seu elenco, disse uma frase a mim que eu nunca vou esquecer, “garoto, treina comigo, você tem a técnica perfeita de que um jogador precisa.", foi muito bom ouvir aquilo do treinador que hoje treina o Totteham nos profissionais, e fiquei uma semana com os juniores e depois treinei três dias com os profissionais, Defoe, Campbell, Kanu, todos esses personagens, foi muito bom, distribui autógrafos, mesmo as pessoas nem sabiam quem era, tirei fotos com torcedores, me senti importante naquele momento. E fui jogar um jogo pelo profissional, atuando pelos reservas que lá tem a liga dos reservas, e joguei bem, entrava meio tempo e fui mantendo, estava tudo dando certo, eu já estava planejando ficar por ali, já estava numa casa de uma família inglesa para me adaptar aos costumes de lá, tinha meu quarto, tudo certo. Até o diretor de futebol e o vice-presidente vieram me parabenizar por eu estar ali. Que eu tinha um futuro brilhante e tal, mas na hora de negociar o meu ex empresário Manoel Barbosa, pediu um milhão de euros pelo meu passe, ate eu achei um absurdo, por mais que eu jogasse bem e tal, era um absurdo, por que não tinha lógica eles pagarem esse preço a um jovem que eles iriam dar tudo, um salário ótimo, uma casa ótima, e ainda pagar esse preço por mim, ainda fiz força pra ficar lá mais não foi possível. Depois acabei voltando para o Atlético Valdevez, mas tinham muita inveja de mim lá, também achei complicada a situação quando voltei, eu estava numa casa horrível, com jogadores dormindo no chão, drogas, o banheiro não tinha porta, comia muito mal, era tudo horrível, não conseguíamos dormir, por que nem ventilador tinha, era muito calor. Dai acabei discutindo com o treinador e com o dono do clube, por que já estava três meses sem receber, mas consegui sair de lá, rescindi com o clube e com o empresário, graças a Deus.

12 - sentiu saudades da sua família?
Senti bastante, dos amigos da minha namorada, senti bastante falta de tudo. Mas é o meu sonho né, mas me dava mais força pra me continuar. Minha namorada Louise, me deu muita força, sempre levantando minha cabeça, meus amigos Jair, Rhaony, Yuri, Léo e principalmente minha família, que sempre me deu apoio me dando todo o apoio.
13 - tem amigos profissionais dentro do futebol?
Tenho, o Daniel Henz , era do Internacional. O único amigo mesmo.
14 - acha que a seleção Brasileira é uma realidade ou um sonho?
Acho que é um sonho, hoje em dia tem muitos jogadores que são muito mais preparados do que eu, e que vem jogando constantemente em alto nível. Se eu jogar em um grande clube e atuar com regularidade, quem sabe? Eu sei que é difícil, mas não custa sonhar. Mas pretendo mesmo é jogar pela seleção Espanhola.
Explica melhor isso...
Eu tenho a dupla nacionalidade, sou espanhol também. E tenho um enorme carinho pela Espanha, e atuando por lá, fica mais fácil, pois no meio do ano devo me transferir para lá e acho que tenho condições de atuar pela seleção Espanhola, no Brasil é muito concorrido.
15 - antecipa então, por qual clube você vai jogar?
Tenho já algumas propostas concretas, do Atlético de Madrid, e meu empresário esta tendo a conversa com os dirigentes do Málaga, que vão vir aqui em Julho para me ver, se tudo der certo o Málaga é o meu caminho. E tem outro clube em negociação para ver se sai alguma coisa também.
16 - tão novo já tem empresário? Você não acha que já teve problemas demais, dito nessa própria entrevista, você não acha que seus pais deveriam cuidar disso?
Acho que os pais podem cuidar da vida profissional até uma certa idade, depois que você resolver jogar futebol de verdade, você tem que ter pessoas que estão por dentro do futebol para poder te aconselhar e te botar no devido lugar com as melhores condições.
17 - acha que este preparado psicologicamente para jogar profissionalmente?
Sim, já jogo nos profissionais desde os 16 anos lá fora. Acho que estou preparado sim para responder as expectativas e a pressão.
18 - se você ainda não sabe temos uma presença feminina na nossa equipe, Mary Hassib, se estivesse solteiro, toparia?
Sento no vaso boto pé no chão tem não tem cao, to brincando, amo muito minha namorada e admiro muito ela por tudo que ela fez por mim, mais essa Mary é gata, (risos).Ortega continua logo depois, e solta – “mora em Jacarepaguá não é? já fiquei com uma amiga dela, CAROLZINHA.”
19 - E quanto a musica, o que toca no seu MP3?
Ah, funk é tudo não é? Não existe festa ou noite sem funk, concorda? Mas também gosto de hip-hop, música eletrônica também ouço, ah, gosto de tudo. Há duas semanas cheguei a ir à vaquejada de Xerém, curti Victor e Leo e Aviões do Forró, (risos).
20 - Muito obrigado pela entrevista Ortega, agora deixe uma mensagem para quem torce por você, como a galera do nosso blog!
Queria agradecer pela oportunidade de falar sobre a minha carreira, e torço muito para que dê certo, pois tem tudo pra dar certo, perguntas são interessantes, conteúdo é muito bom, e uma galera muito maneira. Torço muito que de certo, é bastante gratificante a iniciativa de vocês, Grande abraço a todos e beijo pra Mary! (risos)
quarta-feira, 25 de março de 2009
Por que (não) ir jovem para Europa?
Se você jovem, quiser viajar para Europa, eu indico e é uma excelente rota turística, agora você que joga bola, pense duas vezes, e eu vou te dizer por que.
Pra começar, deixo claro, que não só eu como toda a equipe do blog é contra a saída de jovens jogadores qualquer país. Podemos citar por horas os motivos, a falta de identificação do atleta com seu clube de origem, a falta de adaptação ao clima e ao país, a complexidade da língua, da cultura, entre outros. Devemos primeiro entender o que leva um jogador a abandonar o seu clube e ir para uma "aventura futebolística”, você vai perguntar, por que não? E, eu vou responder com outra pergunta, por que não vencer aqui e fazer sucesso lá fora após colher os frutos? Talvez por que o nosso atual técnico da seleção brasileira presa pelo jogador estar jogando na Europa para convocá-lo? Faz sentindo, por que para mim não convocar Hernanes e Ramires, e convocar Josué e Gilberto S. é um desacato, mas não, diria que não justifica!
Isso é mito, até por que o que mais se vê hoje em dia é brasileiro virando Polonês, Japonês, Árabe, e ate estamos próximos de ver um jogador brasileiro jogando na seleção tetra-campeã do mundo, Itália.
Mas isso é assunto pra outra hora, os jovens jogadores brasileiros têm a falsa “idéia” de que vão, com 17, 18,19 anos e vão dar certo como um Ronaldo, um Pato, um Messi, não questionando a capacidade de nenhum jogador brasileiro que possa vir a ser um craque como esses citados, mas jogadores com estes são RARÍSSIMOS.
Nos dias atuais são raríssimos também os jogadores que depois de estarem na mídia, no foco dos jornais esportivos, manterem-se em seus clubes, os "urubus europeus" vem, e vem com força e dinheiro, o absurdo é tanto que chegam a procurar jogadores de 15 anos para baixo, apresentam planos mirabolantes aos pais dos atletas, e muitas vezes os convencem. Logo as minhas perguntas são sempre as mesmas, o que ele pode ter lá que ele não vai ter no Brasil? Dinheiro? Se for sim uma promessa, aqui vai ter de o que precisa e ainda sobra. Jogar um grande campeonato? Vai com calma, ele tem tempo! As escolas são melhores? Eu respondo, quando ele vai ter tempo pra estudar? E caso ele estude, ele vai dominar a língua para tanto?
Absurdos, temos muitos, vou citar os que são, e que foram um dia destaques na mídia.
Quem não se lembra dos meninos da vila? O Robinho bateu pé pra sair do Santos, e conquistar a sua negociação com um grande Europeu, no caso o Real Madrid, a principio um sonho, no final, tornou-se um pesadelo, e hoje em dia (ainda espero muito do Robinho) joga no primo "pobre", que de pobre não tem nada, Manchester City, onde não é regular, não por ele, mas sim pelo time, que é limitado, e não tem feito nada além de jogar para um Árabe que brinca de Elifoot com o mundo aplaudi-lo, se eu fosse ele, batia o pé no Real Madrid para voltar ao Santos e tentar outra vez, aqui sim, ele brigaria por títulos, e teria outra oportunidade em pouco tempo de estar indo para um grande e jogar novamente em altíssimo nível.
O Diego, foi bem pior, foi especulado aqui, ali, mas acabou assinando com?? O Porto... Não, não estou fazendo pouco caso, é SIM um grande clube, com uma historia belíssima, mas o Diego foi pela direção contraria, na ânsia de sair, acabou quase caindo no esquecimento, amargou por muitas vezes o banco do Porto e fazendo péssimas temporadas, acabou indo pro Werder Bremen, da Alemanha, e está cotado para fazer parte da Juventus, esse ano, ou no ano que vem, pra mim essa historia teve o início bom, o meio ruim, mas espero a seguir, grandes conquistas, acredito que ele poderia SIM ter esperado um pouco mais, e ter ido mais amadurecido para Europa, são alguns exemplos de como grandes jovens jogadores não devem agir.
Phillipe Coutinho, já vendido para a Inter Milão, eu inclusive já o vi jogando, e é excelente jogador, lúcido, joga com muita facilidade, não é só Vasco que "perde", o torcedor brasileiro também esta perdendo um grande talento. ANTES MESMO de disputar uma partida pelo profissional, foi vendido, o que prova que os "urubus europeus" estão de olho, e hoje em dia isso vem se intensificando, se fosse á um tempo atrás os grandes da Europa trocariam os pés pelas mãos, Bruno Mezenga ex-Flamengo meteu gol adoidado na base, e hoje em dia joga na Segunda Divisão da Turquia, continua metendo seus gols e tal, mas nem no profissional do Flamengo no qual disputou sua primeira partida com apenas 16 anos, resultado? Não rendeu o esperado, existem outros "mitos" da base de uns cinco anos atrás, Toró (chamado assim por que quando jogava era chuva de gols), acabou não rendendo NADA, e foi vendido a preço de banana para o Flamengo, onde se tornou volante, imagina se fosse hoje em dia? Diego Souza, vendido para o Benfica com 18 anos, amargou o banco, e por um tempo desapareceu, Freddy Adu, quem não lembra? Era ele, o novo Pelé, ele mesmo, que acabou sendo vendido para o Benfica com 18 anos, e também não chegou nem no pé esquerdo do Rei do Futebol, esses que não renderam nem 50% no profissional, na minha opinião, primeiramente, não deveriam queimar etapas, tem que jogar todas as categorias, mirim, infantil, juvenil, juniores e profissional, e após isso, serem vendidos, e saírem do Brasil amadurecidos.
Os treinadores de hoje dia tem a mania de quando o time não rende, e buscam uma "solução" que não vai custar nada e é fácil, a base, que às vezes não vinga, outras vezes ate queimam o atleta, que com 16, 17 anos não esta preparado psicologicamente pra jogar no profissional.
Bruno Almeida, "FP".
Pra começar, deixo claro, que não só eu como toda a equipe do blog é contra a saída de jovens jogadores qualquer país. Podemos citar por horas os motivos, a falta de identificação do atleta com seu clube de origem, a falta de adaptação ao clima e ao país, a complexidade da língua, da cultura, entre outros. Devemos primeiro entender o que leva um jogador a abandonar o seu clube e ir para uma "aventura futebolística”, você vai perguntar, por que não? E, eu vou responder com outra pergunta, por que não vencer aqui e fazer sucesso lá fora após colher os frutos? Talvez por que o nosso atual técnico da seleção brasileira presa pelo jogador estar jogando na Europa para convocá-lo? Faz sentindo, por que para mim não convocar Hernanes e Ramires, e convocar Josué e Gilberto S. é um desacato, mas não, diria que não justifica!
Isso é mito, até por que o que mais se vê hoje em dia é brasileiro virando Polonês, Japonês, Árabe, e ate estamos próximos de ver um jogador brasileiro jogando na seleção tetra-campeã do mundo, Itália.
Mas isso é assunto pra outra hora, os jovens jogadores brasileiros têm a falsa “idéia” de que vão, com 17, 18,19 anos e vão dar certo como um Ronaldo, um Pato, um Messi, não questionando a capacidade de nenhum jogador brasileiro que possa vir a ser um craque como esses citados, mas jogadores com estes são RARÍSSIMOS.
Nos dias atuais são raríssimos também os jogadores que depois de estarem na mídia, no foco dos jornais esportivos, manterem-se em seus clubes, os "urubus europeus" vem, e vem com força e dinheiro, o absurdo é tanto que chegam a procurar jogadores de 15 anos para baixo, apresentam planos mirabolantes aos pais dos atletas, e muitas vezes os convencem. Logo as minhas perguntas são sempre as mesmas, o que ele pode ter lá que ele não vai ter no Brasil? Dinheiro? Se for sim uma promessa, aqui vai ter de o que precisa e ainda sobra. Jogar um grande campeonato? Vai com calma, ele tem tempo! As escolas são melhores? Eu respondo, quando ele vai ter tempo pra estudar? E caso ele estude, ele vai dominar a língua para tanto?
Absurdos, temos muitos, vou citar os que são, e que foram um dia destaques na mídia.
Quem não se lembra dos meninos da vila? O Robinho bateu pé pra sair do Santos, e conquistar a sua negociação com um grande Europeu, no caso o Real Madrid, a principio um sonho, no final, tornou-se um pesadelo, e hoje em dia (ainda espero muito do Robinho) joga no primo "pobre", que de pobre não tem nada, Manchester City, onde não é regular, não por ele, mas sim pelo time, que é limitado, e não tem feito nada além de jogar para um Árabe que brinca de Elifoot com o mundo aplaudi-lo, se eu fosse ele, batia o pé no Real Madrid para voltar ao Santos e tentar outra vez, aqui sim, ele brigaria por títulos, e teria outra oportunidade em pouco tempo de estar indo para um grande e jogar novamente em altíssimo nível.
O Diego, foi bem pior, foi especulado aqui, ali, mas acabou assinando com?? O Porto... Não, não estou fazendo pouco caso, é SIM um grande clube, com uma historia belíssima, mas o Diego foi pela direção contraria, na ânsia de sair, acabou quase caindo no esquecimento, amargou por muitas vezes o banco do Porto e fazendo péssimas temporadas, acabou indo pro Werder Bremen, da Alemanha, e está cotado para fazer parte da Juventus, esse ano, ou no ano que vem, pra mim essa historia teve o início bom, o meio ruim, mas espero a seguir, grandes conquistas, acredito que ele poderia SIM ter esperado um pouco mais, e ter ido mais amadurecido para Europa, são alguns exemplos de como grandes jovens jogadores não devem agir.
Phillipe Coutinho, já vendido para a Inter Milão, eu inclusive já o vi jogando, e é excelente jogador, lúcido, joga com muita facilidade, não é só Vasco que "perde", o torcedor brasileiro também esta perdendo um grande talento. ANTES MESMO de disputar uma partida pelo profissional, foi vendido, o que prova que os "urubus europeus" estão de olho, e hoje em dia isso vem se intensificando, se fosse á um tempo atrás os grandes da Europa trocariam os pés pelas mãos, Bruno Mezenga ex-Flamengo meteu gol adoidado na base, e hoje em dia joga na Segunda Divisão da Turquia, continua metendo seus gols e tal, mas nem no profissional do Flamengo no qual disputou sua primeira partida com apenas 16 anos, resultado? Não rendeu o esperado, existem outros "mitos" da base de uns cinco anos atrás, Toró (chamado assim por que quando jogava era chuva de gols), acabou não rendendo NADA, e foi vendido a preço de banana para o Flamengo, onde se tornou volante, imagina se fosse hoje em dia? Diego Souza, vendido para o Benfica com 18 anos, amargou o banco, e por um tempo desapareceu, Freddy Adu, quem não lembra? Era ele, o novo Pelé, ele mesmo, que acabou sendo vendido para o Benfica com 18 anos, e também não chegou nem no pé esquerdo do Rei do Futebol, esses que não renderam nem 50% no profissional, na minha opinião, primeiramente, não deveriam queimar etapas, tem que jogar todas as categorias, mirim, infantil, juvenil, juniores e profissional, e após isso, serem vendidos, e saírem do Brasil amadurecidos.
Os treinadores de hoje dia tem a mania de quando o time não rende, e buscam uma "solução" que não vai custar nada e é fácil, a base, que às vezes não vinga, outras vezes ate queimam o atleta, que com 16, 17 anos não esta preparado psicologicamente pra jogar no profissional.
Bruno Almeida, "FP".
quinta-feira, 19 de março de 2009
PF entrevista - Fran Papaiordanou.
Ele tem apenas 16 anos, é um fruto das divisões de base do S.C Corinthians, que já revelou muitos talentos para o futebol brasileiro, e vem sido perseguido de perto pelos grandes da Europa, já participou de uma reportagem no JN, o dvd pessoal de Fran, encontra-se nos nossos vídeos, e foi escolhido pela equipe do PF, pelo seu jeito extrovertido, e principalmente polêmico como diria ele mesmo, paulista, meio-campo, já foi citado em diversos jornais de São Paulo, Francisco Papaiordanou, ou só "Fran" mesmo, é o nosso primeiro entrevistado.
1 - pra começar fale de você, sem modéstia?
Vejo-me como um atleta bem técnico com visão de jogo, bem aprimorado nas bolas paradas, e que trabalha muito para estar sempre evoluindo e conquistando seu espaço.
2 - você começou mesmo no Corinthians, ou teve outros times dentro do futebol?
Não, comecei no Corinthians mesmo, desde moleque, desde os 8 anos, lógico que quando moleque jogava minhas peladas, mas no timão que iniciei minha caminhada.
Vejo-me como um atleta bem técnico com visão de jogo, bem aprimorado nas bolas paradas, e que trabalha muito para estar sempre evoluindo e conquistando seu espaço.
2 - você começou mesmo no Corinthians, ou teve outros times dentro do futebol?
Não, comecei no Corinthians mesmo, desde moleque, desde os 8 anos, lógico que quando moleque jogava minhas peladas, mas no timão que iniciei minha caminhada.

3 - como se sente atuando em um dos maiores clubes do Brasil, existe cobrança na base?
Sem duvida, a partir do momento que é nos dado condições de trabalho, a cobrança vem, e isso é natural, a cobrança existe pela dimensão que o Corinthians se encontra, então eu vejo como uma coisa saudável, pois quando a garotada chega ao profissional não sente muito, individualmente também me cobro, acho que sempre posso melhorar.
4 - você tem conhecimento se alguma pessoa da comissão técnica que acompanha o seu trabalho? Em algumas ocasiões fizemos treinos com os profissionais, eles acompanham por notícias, e devem ter conhecimento da equipe juvenil, mas é complicado não tenho conhecimento sobre o que se passa no profissional, quem eles observam, tomara que o pouco que viram nos treinos, tenha agradado né? (risos)
(Franzinho treinando com os profissionais)
Sem duvida, a partir do momento que é nos dado condições de trabalho, a cobrança vem, e isso é natural, a cobrança existe pela dimensão que o Corinthians se encontra, então eu vejo como uma coisa saudável, pois quando a garotada chega ao profissional não sente muito, individualmente também me cobro, acho que sempre posso melhorar.
4 - você tem conhecimento se alguma pessoa da comissão técnica que acompanha o seu trabalho? Em algumas ocasiões fizemos treinos com os profissionais, eles acompanham por notícias, e devem ter conhecimento da equipe juvenil, mas é complicado não tenho conhecimento sobre o que se passa no profissional, quem eles observam, tomara que o pouco que viram nos treinos, tenha agradado né? (risos)

5 - você acha que a base no Brasil é valorizada?
Sim, bastante, principalmente nos clubes grandes, pois são as sementes que no futuro darão frutos.
6 - e no Corinthians? É valorizada?
Sem duvida, as condições de trabalho são excelentes e o reflexo é nítido dentro de campo, sempre com títulos importantes, pegando como exemplo o maior campeão da copinha de todos os tempos.
7 - sua família sempre apoiou a sua decisão de ser jogador?
Minha família me quer feliz e sempre tive muito apoio de todos, às vezes um sacrifício ou outro é feito por todos, e isso só me da forças para trabalhar cada vez mais pra vencer no futebol.Franzinho complementa logo depois...
Sacrifício no sentido de jogos de manhã cedo, às vezes não poder aproveitar um feriado, devido a ter jogos, assim sabe?
8 – levando como gancho esse lance da família, o que sua família representa pra você?
Tudo (bem entusiasmado, cheio de os), é minha base, minha rocha, são tudo pra mim, não sei o que seria de mim sem eles, agradeço a Deus todas as noites pela maravilhosa família que tenho.
9 - quais são seus melhores amigos no meio do futebol?
Tenho amizades fortíssimas, alguns garotos da base, que jogam comigo desde molequinho, é complicado citar nomes, pois são muitos, tenho uma amizade bacana com alguns atletas que já passaram no profissional do Corinthians.
Insisto para que ele cite pelo menos um...
A cara é difícil lembrar, profissionais tem o Dinélson do Coritiba, o Finazzi, era um puta cara, Rosinei e Betão, da molecada todos são meus amigos.

Sim, bastante, principalmente nos clubes grandes, pois são as sementes que no futuro darão frutos.
6 - e no Corinthians? É valorizada?
Sem duvida, as condições de trabalho são excelentes e o reflexo é nítido dentro de campo, sempre com títulos importantes, pegando como exemplo o maior campeão da copinha de todos os tempos.
7 - sua família sempre apoiou a sua decisão de ser jogador?
Minha família me quer feliz e sempre tive muito apoio de todos, às vezes um sacrifício ou outro é feito por todos, e isso só me da forças para trabalhar cada vez mais pra vencer no futebol.Franzinho complementa logo depois...
Sacrifício no sentido de jogos de manhã cedo, às vezes não poder aproveitar um feriado, devido a ter jogos, assim sabe?
8 – levando como gancho esse lance da família, o que sua família representa pra você?
Tudo (bem entusiasmado, cheio de os), é minha base, minha rocha, são tudo pra mim, não sei o que seria de mim sem eles, agradeço a Deus todas as noites pela maravilhosa família que tenho.
9 - quais são seus melhores amigos no meio do futebol?
Tenho amizades fortíssimas, alguns garotos da base, que jogam comigo desde molequinho, é complicado citar nomes, pois são muitos, tenho uma amizade bacana com alguns atletas que já passaram no profissional do Corinthians.
Insisto para que ele cite pelo menos um...
A cara é difícil lembrar, profissionais tem o Dinélson do Coritiba, o Finazzi, era um puta cara, Rosinei e Betão, da molecada todos são meus amigos.

(Franzinho na Federação Paulista de Futebol)
10 - como foi à abordagem dos grandes clubes Europeus?
(Franzinho foi sondado pelo Liverpool e Real Madrid), e você acha que seria benéfico no momento se transferir para um grande europeu?
No Real Madrid fui abordado pelo empresário Wagner Ribeiro, (Franzinho deixa claro que não tem contrato com nenhum empresário), houve o interesse do Real e do Liverpool, já no Liverpool, recebi uma ligação passando as propostas, jantei com um pessoal na época, chegou até um fax ao Corinthians. Conversaram com a cúpula do timão na época, mas o timão não aceitou negociar.
Nos do PF, temos como propósito inibir esse tipo de negociação, que envolvem jovens jogadores brasileiros, você não acha que deveria fazer carreira aqui e depois vencer na Europa?
Não acha precipitado sair agora?
Era complicado por alguns motivos na época, e vejo que posso fazer história aqui, e depois sim me transferir, mas foi muito gratificante pra mim clubes desse porte se interessarem pelo meu futebol.
11 - você se sentiu tentado?
Sem dúvidas, é um filme que passa na nossa cabeça de tudo que você já passou no Brasil e idéias do que poderia acontecer em um universo totalmente novo.
12 - acha que existe assédio por parte dos empresários aproveitadores aos jogadores da base?
Existem os bons empresários e os ruins como em todas as profissões, ha profissionais de qualidade ou não, tem que saber observar a procedência de quem lhe procura e o que oferece, e analisar, para não ser enganado por falsas promessas.
Já alcançamos 00h20min, e daqui a pouquinho daremos uma parada.
Recomeçamos a entrevista no outro dia, Franzinho encontra-se sem tempo, tem prova daqui a algumas horas.
13 - como foi aparecer na televisão? As pessoas te reconhecem na rua?
Então, foi bacana primeiro pela dimensão do programa que passa para o Brasil inteiro, o telefone não parava de tocar muita gente viu, no dia seguinte fui até a praia testar a minha popularidade. (muitos risos)
É mesmo? Como foi na praia?
As pessoas falavam que tinham visto, (risos) deu até pra se sentir importante um momento. (risos)
14 - o que você achou da iniciativa do blog Papo de Futuro? De levar à base ate os torcedores, já que existe "um muro" entre os dois?
Embora haja investimento muito grande na base a repercussão na imprensa não é diária, embora haja poucas noticias, a iniciativa é bacana, por que aproxima ambas as partes.
15 - você acha que o torcedor às vezes pode olhar de uma forma equivocada historia que teu pai tem no Corinthians, e te cobrar de forma errada? (o pai de Franzinho é conselheiro do Corinthians)
Não vejo dessa forma, (se coloca com firmeza), futebol não tem muro, nem esquina, chegando lá dentro você tem que jogar, se não, vem a cobrança, não dou a mínima para esse tipo de cobrança, os pais do Kaká eram conselheiros do São Paulo, entre outros filhos de jogadores que atuam no cenário do futebol, lá dentro tem que jogar se não ninguém segura.
16 - acha seu estilo de jogo parecido com o de qual jogador?(Franzinho foi sondado pelo Liverpool e Real Madrid), e você acha que seria benéfico no momento se transferir para um grande europeu?
No Real Madrid fui abordado pelo empresário Wagner Ribeiro, (Franzinho deixa claro que não tem contrato com nenhum empresário), houve o interesse do Real e do Liverpool, já no Liverpool, recebi uma ligação passando as propostas, jantei com um pessoal na época, chegou até um fax ao Corinthians. Conversaram com a cúpula do timão na época, mas o timão não aceitou negociar.
Nos do PF, temos como propósito inibir esse tipo de negociação, que envolvem jovens jogadores brasileiros, você não acha que deveria fazer carreira aqui e depois vencer na Europa?
Não acha precipitado sair agora?
Era complicado por alguns motivos na época, e vejo que posso fazer história aqui, e depois sim me transferir, mas foi muito gratificante pra mim clubes desse porte se interessarem pelo meu futebol.
11 - você se sentiu tentado?
Sem dúvidas, é um filme que passa na nossa cabeça de tudo que você já passou no Brasil e idéias do que poderia acontecer em um universo totalmente novo.
12 - acha que existe assédio por parte dos empresários aproveitadores aos jogadores da base?
Existem os bons empresários e os ruins como em todas as profissões, ha profissionais de qualidade ou não, tem que saber observar a procedência de quem lhe procura e o que oferece, e analisar, para não ser enganado por falsas promessas.
Já alcançamos 00h20min, e daqui a pouquinho daremos uma parada.
Recomeçamos a entrevista no outro dia, Franzinho encontra-se sem tempo, tem prova daqui a algumas horas.
13 - como foi aparecer na televisão? As pessoas te reconhecem na rua?
Então, foi bacana primeiro pela dimensão do programa que passa para o Brasil inteiro, o telefone não parava de tocar muita gente viu, no dia seguinte fui até a praia testar a minha popularidade. (muitos risos)
É mesmo? Como foi na praia?
As pessoas falavam que tinham visto, (risos) deu até pra se sentir importante um momento. (risos)
14 - o que você achou da iniciativa do blog Papo de Futuro? De levar à base ate os torcedores, já que existe "um muro" entre os dois?
Embora haja investimento muito grande na base a repercussão na imprensa não é diária, embora haja poucas noticias, a iniciativa é bacana, por que aproxima ambas as partes.
15 - você acha que o torcedor às vezes pode olhar de uma forma equivocada historia que teu pai tem no Corinthians, e te cobrar de forma errada? (o pai de Franzinho é conselheiro do Corinthians)
Não vejo dessa forma, (se coloca com firmeza), futebol não tem muro, nem esquina, chegando lá dentro você tem que jogar, se não, vem a cobrança, não dou a mínima para esse tipo de cobrança, os pais do Kaká eram conselheiros do São Paulo, entre outros filhos de jogadores que atuam no cenário do futebol, lá dentro tem que jogar se não ninguém segura.
Sou meia armador, me vejo um pouco parecido com Riquelme, em alguns pontos, com o Douglas do Corinthians em outros com o Kaká.
17 - qual foi o gol mais bonito que você já fez? Explica como foi!
Na final do paulista contra portuguesa, pela importância do jogo a bola pingou na meia-lua e acerto um chute de sem-pulo no ângulo, esse gol esta no meu DVD.

(Franzinho contra a Portuguesa)
18 - jogando no Brasil você sonha, mas existem muitos obstáculos, mas você acha que a seleção é uma realidade?
Sem dúvidas, você jogando bem, num interessa o país q você jogar, você tem chance de estar na seleção, tanto no Brasil como na Europa.
Mas a seleção brasileira é sem duvida a seleção com mais atletas atuando em alto nível no mundo atualmente, acha que pode chegar lá?
Trabalho muito pra conseguir isso futuramente.
19 - você foi escolhido para a estréia do nosso blog, por ser polêmico(risos), o que é ser polêmico pra você?
Ser polêmico é relativo, falo o que eu penso nos momentos oportunos, historias, sempre tem, mas eu gosto muito é de mandar a torcida adversária gritar seu nome com a mão no ouvido (aquele gesto feito sempre por Romário e Edmundo, de acenar a torcida adversária com a mão no ouvido).
20 - o que o Corinthians já te deu de experiência? Exemplo, campeonatos? Viagens?
Temos viagens programadas pra África e China nesta ano ainda, é importante pra mim, e também por que vamos conhecer outras culturas de futebol de base.
21 - como todos sabemos nossa queridíssima rosa entre os cravos, Mary Hassib, que faz parte da nossa equipe, esta solteira, você topa?
(Franzinho pede no momento o Orkut da Mary), Passa o telefone assim que eu estiver no Rio, eu ligo pra ela. (muitos risos)
22 - o que você vai fazer com o seu primeiro cachê do contrato profissional?
Não tenho ganância (se coloca novamente com firmeza), vou gastar, mas vou usar bem pra num ficar sem, (risos) quero usar o necessário e fazer um bom pé de meia.
23 - e quanto à música?
Gosto de tudo sou um cara que gosta de música.
Mas não tem uma musica preferida? Ou um artista?
Gosto de Jorge e Matheus, o nome da música é “Tem nada a ver”.
24 - sendo um guerreiro dentro de campo, qual é o seu medo fora de campo?
Não tenho nenhum medo específico não, com a minha família perto de mim e com fé em Deus e eu enfrento qualquer parada.
25 - acha que este preparado psicologicamente pra ser um jogador profissional?
Estou preparado sim, é o que eu mais sonho e desejo, e quando tiver a oportunidade, espero agarram e não sair mais.
26 - mande uma mensagem a todos os Torcedores do Corinthians que visitam nosso blog, e que torcem pra que você dê certo!
Ah, é difícil falar, mas quando eu estiver em campo vou ser mais um louco, como disse o Fenômeno, dando a vida pelo alvinegro.
Sem dúvidas, você jogando bem, num interessa o país q você jogar, você tem chance de estar na seleção, tanto no Brasil como na Europa.
Mas a seleção brasileira é sem duvida a seleção com mais atletas atuando em alto nível no mundo atualmente, acha que pode chegar lá?
Trabalho muito pra conseguir isso futuramente.
19 - você foi escolhido para a estréia do nosso blog, por ser polêmico(risos), o que é ser polêmico pra você?
Ser polêmico é relativo, falo o que eu penso nos momentos oportunos, historias, sempre tem, mas eu gosto muito é de mandar a torcida adversária gritar seu nome com a mão no ouvido (aquele gesto feito sempre por Romário e Edmundo, de acenar a torcida adversária com a mão no ouvido).
20 - o que o Corinthians já te deu de experiência? Exemplo, campeonatos? Viagens?
Temos viagens programadas pra África e China nesta ano ainda, é importante pra mim, e também por que vamos conhecer outras culturas de futebol de base.
21 - como todos sabemos nossa queridíssima rosa entre os cravos, Mary Hassib, que faz parte da nossa equipe, esta solteira, você topa?
(Franzinho pede no momento o Orkut da Mary), Passa o telefone assim que eu estiver no Rio, eu ligo pra ela. (muitos risos)
22 - o que você vai fazer com o seu primeiro cachê do contrato profissional?
Não tenho ganância (se coloca novamente com firmeza), vou gastar, mas vou usar bem pra num ficar sem, (risos) quero usar o necessário e fazer um bom pé de meia.
23 - e quanto à música?
Gosto de tudo sou um cara que gosta de música.
Mas não tem uma musica preferida? Ou um artista?
Gosto de Jorge e Matheus, o nome da música é “Tem nada a ver”.
24 - sendo um guerreiro dentro de campo, qual é o seu medo fora de campo?
Não tenho nenhum medo específico não, com a minha família perto de mim e com fé em Deus e eu enfrento qualquer parada.
25 - acha que este preparado psicologicamente pra ser um jogador profissional?
Estou preparado sim, é o que eu mais sonho e desejo, e quando tiver a oportunidade, espero agarram e não sair mais.
26 - mande uma mensagem a todos os Torcedores do Corinthians que visitam nosso blog, e que torcem pra que você dê certo!
Ah, é difícil falar, mas quando eu estiver em campo vou ser mais um louco, como disse o Fenômeno, dando a vida pelo alvinegro.
Primeiramente, gostaríamos de agradecer a equipe, que batalhou muito pra colocar essa matéria e o blog no ar, o Jão, que auxiliou na criação do blog, e lembrando que aceitamos sugestões e reclamações, atraves do nosso SAT, "Serviço de Atendimento ao Torcedor" pelo nosso email, satpf@hotmail.com, e ao nosso Fran, torcemos por você garoto, boa sorte.
Ele tem 12 times no curriculo, entre eles, times Europeus, de Portugal, Italia e Inglaterra, e tem propostas pra voltar a Europa, Ortega, é nosso proximo entrevistado do dia 06 de abril, AGUARDE...
Assinar:
Postagens (Atom)